Estás em: HomeDesportos Kinder Atletismo Como iniciar-se

Desportos Kinder - Atletismo

Como iniciar-se

Corrida de tiro rápido (60 metros):

  1. - Para definir a pista, conta 100 passos de comprimento e desenha as linhas de partida e da meta.
  2. - Agora, marca as raias paralelas para delimitar as faixas (a largura de cada uma será de 1,22 m ou dois passos) onde cada atleta colocar-se-á.
  3. - Escolhe um amigo para anunciar a partida e conferir quem chega à linha da meta em primeiro lugar. À voz de “¡Aos seus lugares!” ou de “Prontos!”, todos os corredores deverão colocar-se rapidamente na posição de partida.
  4. - O primeiro atleta em chegar à linha da meta é o vencedor! Aconselhamos-te que um dos teus amigos faça de juiz e se coloque justo na linha da meta para determinar o ganhador.

Salto em comprimento:

  1. 1 - Conta 60 passos de comprimento em uma pista recta (40 metros): esta será a zona de impulso. No final da pista, marca uma linha que seja facilmente visível. Esta linha, para que o salto seja válido, não pode ser ultrapassada.
  2. 2 - Agora estás pronto para começar!
  3. 3 - Escolhe um amigo para dar o sinal de partida e medir a distância do salto.
  4. 4 - Cada saltador dispõe de três tentativas: a cada participante aponta-se-lhe o melhor de seus saltos.
  5. 5 - Toma impulso e… salta!
  6. 6 - Faz atenção! O último passo antes do salto deve ser feito, preferivelmente, sobre a tábua de chamada e é preciso ter cuidado de não ultrapassá-la.

    7 - A medida do salto toma-se desde a tábua de chamada até a primeira impressão feita com qualquer parte do corpo do atleta que saltou.

  7. 8 - Ganha a prova o atleta que conseguir a maior distância.

 

Se estás interessado em aprender mais sobre estas duas disciplinas e as outras modalidades do atletismo, consulta a nossa secção “Onde praticar” para começar a treinar como um verdadeiro campeão!