Estás em: HomeDesportos Kinder Atletismo Tácticas

Desportos Kinder - Atletismo

Tácticas

As corridas de velocidade

Podem-se agrupar em quatro competições principais:

  • 60 m
  • 100 m
  • 200 m
  • 400 m

 

Normalmente, a competição prevê até um máximo de oito participantes. Cada um deles ocupa uma faixa determinada na qual o atleta está forçado a permanecer ao longo de toda a corrida, sob pena da desclassificação.

A partida

Faz-se colocando os atletas em um ponto da pista distante exactamente entre cada um deles e os metros da competição (60 m, 100 m, 200 m, 400 m). Os atletas têm que ter as mãos encostadas no chão, atrás dá linha de partida marcada. À voz de chamada de “Aos seus lugares!” do juiz de partida, os atletas assumem uma posição que lhes permita o máximo impulso. A largada efectua-se depois do tiro de partida do juiz. Se algum dos atletas avança a sua partida ao tiro (falsa partida), o juiz pára a corrida e repete a partida. Se um atleta realiza duas falsas partidas na mesma corrida é desclassificado e terá que abandoná-la.

A corrida

A única regra vigente na corrida é não invadir a faixa dos outros atletas e não obstaculizar o desenvolvimento da corrida deles. A infracção destas normas prevê a desclassificação imediata.

A chegada

Considera-se vencedor da corrida o primeiro atleta que chegar à linha da meta com qualquer parte do tronco superior do corpo (peito, costas, abdómen). Os juízes de chegada determinarão a ordem de chegada dos atletas. Nestas corridas, por tratar-se de uma distância curta e devido a que as chegadas são em muitos casos muito competitivas, recorre-se com frequência ao “foto finish” (uma instantânea fotográfica que imortaliza o instante exacto de chegada do primeiro atleta à linha da meta).

As corridas de estafetas

Provavelmente seja uma das corridas mais espectaculares, nela competem entre si equipas formadas cada uma por quatro atletas. As distâncias das estafetas são de 4 x 100 m, 4 x 200 m e 4 x 400 m. Cada um dos atletas que forma a equipa correrá a distância da sua especialidade (100 m, 200 m, 400 m).

A partida

Está em vigor o mesmo regulamento de partida previsto para as corridas de velocidade rasas. A única diferença é que o atleta leva na mão um bastão chamado “testemunho”. A função deste bastão é a de testemunhar o revezamento entre um atleta e outro.

A corrida

O desenvolvimento da corrida é feito por trechos. Cada um dos atletas tem que completar o seu trecho entregando o testemunho ao companheiro do trecho seguinte. A passagem do testemunho tem que ser feita sem interromper a corrida, passando o testemunho da mão do atleta que acaba o seu percurso ao atleta que o começa. Está totalmente proibido correr qualquer trecho da competição sem testemunho, sob pena de desclassificação de toda a equipa. A passagem do testemunho é um dos gestos técnicos mais complexos desta disciplina, por tanto é fundamental a coordenação entre os atletas.

A chegada

Como nas corridas de velocidade, ganha a equipa que primeiro chegar à linha da meta.