Estás em: HomeDesportos Kinder Atletismo Regras

Desportos Kinder - Atletismo

Regras

No atletismo há várias modalidades que podem ser agrupadas em três grandes blocos:

  • Corridas
  • Saltos
  • Lançamento

 

Todas estas disciplinas praticam-se tanto ao ar livre (outdoor) quanto em pista coberta (indoor). Normalmente, as instalações compõem-se de uma pista destinada às corridas, formada por duas rectas paralelas e duas curvas de rádios iguais por uma longitude global de 200 metros, e de um campo central destinado às competições de salto e de lançamento.

 

Cada uma das disciplinas tem suas regras específicas. Nas corridas, as regras principais podem resumir-se nos pontos seguintes:

  • Nas corridas de curta distância (tiro rápido) ou velocidade (60, 100, 200, 400 metros) e nas corridas com barreiras (110 e 400 metros), os atletas sempre têm que manter-se na sua faixa até cruzar a linha da meta.
  • A largada efectua-se depois do tiro de partida e desclassifica-se o atleta que adianta a sua partida ao tiro.
  • Considera-se vencedor o atleta que consegue chegar primeiro à linha da meta com qualquer parte do tronco superior do corpo (peito, costas, abdómen). É claro que, qualquer tipo de contacto físico intencional está proibido e é motivo de desclassificação.

Nos desportos de salto, as regras são muito básicas. No salto em comprimento e no triplo salto, o objectivo é conseguir o salto de maior distância, que mede-se desde a tábua de chamada (esta marca não pode ser ultrapassada sob pena de desclassificação) ao ponto de aterragem (uma pegada) mais próximo à tábua de chamada e produzido pelo atleta com qualquer parte do corpo.

O salto em altura e o salto com vara baseiam o seu regulamento só no ultrapassar a fasquia (barra horizontal) colocada a diferentes alturas. Ganha a competição o atleta que conseguir a maior altura.

Nas modalidades de lançamento (peso, disco, dardo e martelo) o objectivo é conseguir a maior distância de lançamento desde umas áreas limitadas na pista, um círculo demarcado no chão para o lançamento do peso, de martelo e disco, e antes de uma linha demarcada para o lançamento do dardo.

Neste site, vamos publicar cada mês umas fichas relativas a cada uma das modalidades do atletismo. Está a par da informação e completa a tua colecção de fichas! Assim conseguirás um autêntico manual pormenorizado do atletismo. Este mês começamos a falar das corridas de tiro rápido.

As corridas de curta distância ou velocidade dividem-se em corridas sem obstáculos e corridas com barreiras a saltar. Hoje vamos dedicar-nos a falar das corridas sem obstáculos. Estas dividem-se em corridas individuais (cada participante compete sozinho contra os outros) e corridas por equipas, como as corridas de estafetas.