Estás em: HomeDesportos Kinder Voleibol Equipamento

Desportos Kinder - Voley

Equipamento

O terreno de jogo, a rede, a bola e o equipamento da equipa, são os quatro pilares que constituem o equipamento básico do voleibol.


  • O campo de jogo

O campo de jogo mede 18 metros de comprimento por 9 de largura e é dividido por uma linha central em dois quadrados com lados de nove metros, que constituem as áreas de cada equipa. A cada lado do campo e a 3 metros da rede, uma linha divide a zona de ataque, os 6 metros de campo restante são a zona da defesa. Ao redor do rectângulo está a zona livre com um mínimo de 3 metros e até os 5 metros em competições internacionais.


A rede

A rede é colocada na linha central, medindo 1 metro de largura por 9,5 de comprimento, com duas bandas e duas varetas que sobressaem da linha lateral do campo de jogo. A altura da rede varia em função da categoria jogada. Se a competição é para a categoria de masculinos medirá 2,43 metros e 2,24 m se é para a categoria feminina.

 

A bola

O regulamento estabelece que a bola deve ser esférica e flexível; uma circunferência de uns 65-67 cm e um peso de 260 a 280 g. Além disso, a pressão interior será de 0,3 a 0,325 Kg/cm2. Em quanto ao material, há de vários tipos, ainda que o mais comum é o couro sintético.

Equipamento

Nos jogos, os jogadores devem usar um determinado equipamento composto por uma camisola, um calção, umas meias e calçado desportivo. O líbero é o único jogador que usa um equipamento de cor diferente ao resto da equipa. É aconselhável para os principiantes o uso de joelheiras e cotoveleiras para proteger-se do contínuo contacto como chão.