Estás em: HomeDesportos Kinder Voleibol Regras

Desportos Kinder – Voleibol

Regras

Como noutros jogos, o voleibol também tem as suas regras. Atenção! Vamos contar-te todos os segredos deste desporto olímpico en que se enfrentan a duas equipas num mesmo campo de jogo.

Equipas

As equipas são compostas por, no máximo, doze jogadores: seis no campo e até seis suplentes. No campo, há três atacantes que se colocam na linha de ataque e os outros três na parte posterior e que actuam como defesas.

Cada jogador identifica-se por um número que aparece na parte dianteira e traseira da camisola. Além disso, um deles será o capitão da equipa.


Líbero

É o nome que recebe o jogador defesa que pode entrar e sair continuamente do campo substituindo qualquer um dos outros jogadores, quando por rotação se – encontram - em posição de defesa. Qual é a sua função? É um especialista em recepção e defesa.



Esta figura não pode desempenhar a função de capitão e é a única que tem um equipamento diferente, normalmente de cores diferentes ao do resto da equipa. Além disso, não lhe é permitido servir, bloquear ou tentar bloquear, não lhe sendo permitido completar qualquer ataque efectuado seja de onde for.

Rotações

Quando uma equipa ganha um ponto, esta fica encarregada de pôr de novo a bola em jogo. Se a equipa rouba o serviço ao adversário, os seis jogadores deverão rodar a sua posição no sentido dos ponteiros do relógio.

Trocas

Os jogadores da formação inicial de cada set podem ser substituídos uma vez e, posteriormente, reintegrar-se desfazendo a troca pelo jogador que o substituiu. Desta forma, o número máximo de trocas é de seis, uma por jogador.

Regras básicas
  • As partidas jogam-se ao melhor de 5 sets de 25 pontos, excepto o 5º set que é a 15 pontos. Deve sempre obter – se uma vantagem de dois pontos para ganhar o set.
  • O 5º set é jogado até que uma das equipas consiga 15 pontos.
  • É preciso ganhar sempre o set por um mínimo de dois pontos de vantagem.
  • Os jogadores só podem dar três toques antes de enviar a bola para o campo contrário.
  • Se a bola sair da área de jogo, a equipa adversária ganha um ponto, com o direito a servir.
  • O contacto com o tecto, o público ou qualquer outro elemento do pavilhão é considerado fora de jogo.
  • Se uma equipa ultrapassa o número de três toques permitidos sem ter passado a bola para a área contrária ou um mesmo jogador toca duas vezes seguidas a bola, considera-se falta.
  • Falta de rotação: se no momento do serviço os jogadores estão posicionados de forma incorrecta. Também neste caso, a bola e o serviço passam para a equipa contrária.